Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio

Quanto custam as instalações de sistemas de detecção e alarme de incêndio (SDAI)?

Primeiro, observe os componentes básicos de um sistema de alarme de incêndio. O sistema consiste de um painel de controle, equipamentos de comunicação, anunciador (para ocupantes diretos e pessoal de emergência), fontes de alimentação, detectores de calor e fumaça, estações de acionamento manuais, buzinas e luzes estroboscópicas e alto-falantes.

Todo sistema deve ter duas fontes de alimentação. A principal é a rede do sistema elétrico da edificação, e a auxiliar é constituída por baterias, nobreak ou gerador. Quando a fonte de alimentação auxiliar for constituída por bateria de acumuladores ou nobreak, esta deve ter autonomia mínima de 24 horas em regime de supervisão, sendo que no regime de alarme deve ser de, no mínimo, 15 minutos para suprimento das indicações sonoras e/ou visuais ou o tempo necessário para o abandono da edificação. Quando a alimentação auxiliar for por gerador, também deve ter os mesmos parâmetros de autonomia mínima.

Uma das maiores despesas em um sistema de alarme de incêndio é o painel de controle. O preço do painel de controle é determinado pelo número e complexidade das funções auxiliares que você deseja executar. Um painel básico de alarme de incêndio endereçável usará buzinas e luzes estroboscópicas para alertar os ocupantes, identificar a localização do incidente e transmitir as informações ao corpo de bombeiros através de uma estação central.Um sistema mais complexo requer um painel de controle mais complexo e equipamentos associados.

Um sistema de evacuação por voz ou de comunicações de emergência usa amplificadores, fontes de alimentação e alto-falantes para transmitir mensagens de emergência específicas entre outros sistemas de alarme de incêndio também é uma opção para instalação em edificações.

O tamanho e a idade do edifício também são fatores ao estimar o custo. Edifícios maiores requerem mais equipamentos (detectores de fumaça, estações de tração manuais, etc.) Os edifícios mais antigos apresentam desafios difíceis de instalação devido a métodos obsoletos de projeto e construção. Outro fator é o futuro uso e expansão do seu prédio. Painéis de controle de alarme de incêndio mais avançados incorporaram recursos de expansão e fornecem a flexibilidade para suportar futuras adições e renovações.

Não se esqueça que mesmo que tenha um instalado um sistema eficiente de detecção e alarme, a rotina de Testes, inspeções e manutenção de alarme de incêndio apropriados devem ser tomada para garantir a continuidade, integridade e segurança de seu funcionamento. verifique nossas dicas com alguns procedimentos de teste para o sistema SDAI de sua edificação! Para mais informações ou para solicitar uma cotação para suas necessidades de alarme, detecção e monitoramento, entre em entre em contato conosco hoje mesmo.