Sprinklers - Sistema contra incêndio tubulação seca

Sistema indicado para locais de baixas temperaturas onde há risco de congelamento do fluido ou onde há armazenamento de materiais valiosos sensíveis ou não resistentes ao contato com a água.

Um sistema de sprinklers de tubulação seca é aquele em que os tubos são preenchidos e pressurizados com ar ou nitrogênio em vez de água. Este sistema possui uma válvula remota, conhecida como válvula de tubo seco, em estado normalmente fechada. Normalmente localizada em uma área aquecida para evitar que a válvula abaixo do flap congele, a válvula de tubulação seca impede que a água entre na tubulação até que um incêndio cause o funcionamento de um ou mais bicos de sprinklers. Quando isso acontece, o ar escapa e a válvula do tubo seco é liberada o fluxo de água. A água então entra no tubo, fluindo através dos sprinklers abertos pelo fogo para realizar o devido combate as chamas.

Muitas pessoas vêem os aspersores de tubulação seca como vantajosos para a proteção de coleções e outras áreas sensíveis à água. Este benefício percebido é devido ao medo de que um sistema de tubulação molhada fisicamente danificado vaze, enquanto os sistemas de tubulação seca não. Nessas situações, no entanto, os sistemas de tubulação seca geralmente não oferecem tanta vantagem sobre os sistemas de tubulação molhada quando percebido suas desvantagens. Caso ocorra dano por impacto, haverá apenas um leve atraso de descarga, ou seja, 1 minuto, enquanto o ar na tubulação é liberado antes do fluxo de água.

As vantagens do uso de sistemas de sprinklers contra incêndio por tubulações secas incluem:

Sistema de sprinklers contra incêndio por tubulação seca

▸ Os sistemas de sprinklers de tubulação seca fornecem proteção automática em espaços onde há a possibilidade do congelamento da água. As instalações típicas de tubulações secas incluem as áreas expostas a baixíssimas temperaturas como o interior de freezers comerciais. (obs: Alguns proprietários e ocupantes do edifício podem ver sprinklers de tubagem seca como vantajosa para a proteção de coleções valiosas e outras áreas sensíveis de água).

As desvantagens do uso de sistemas de sprinklers contra incêndio em tubulações secas incluem:

▸ Maior complexidade - Os sistemas de tubulação seca exigem equipamentos de controle adicionais e componentes de suprimento de pressão de ar que aumentam a complexidade do sistema. Sem a devida manutenção, este equipamento pode ser menos confiável do que um sistema de tubulação úmida comparável.

▸ Custos de instalação e manutenção mais altos - A complexidade adicional afeta o custo geral de instalação do tubo seco. Essa complexidade também aumenta os gastos com manutenção, principalmente devido aos custos adicionais de mão-de-obra de serviços.

▸ Maior tempo de resposta ao fogo - Até 60 segundos podem passar desde o momento em que o aspersor se abre até a água ser descarregada no fogo. Isso atrasará as ações de extinção de incêndio, o que pode causar danos maiores ao conteúdo.

▸ Aumento do potencial de corrosão - Após a operação, os sistemas de sprinklers de tubulação seca devem ser completamente drenados e secos. Caso contrário, a água restante pode causar corrosão do tubo e falha prematura. Este não é um problema com os sistemas de tubulação molhada, onde a água é constantemente mantida na tubulação.

Existem ainda outros pontos a serem notados para instalação de um sistema de tubulação seca aos quais devem ter tomadas precauções, por isso é importante ter em mente um bom projeto e planejamento para adequada instalação. Podemos projetar, fornecer e instalar todos os tipos de sistemas de combate à incêndio , inclusive sistemas de tubulação seca para minimizar qualquer risco ao seu patrimônio!