Sprinklers - Sistema contra incêndio por pré-ação

Os sistemas de sprinklers contra incêndio de ação prévia (pré-action) empregam o conceito básico de um sistema de tubulação seca em que a água normalmente não está contida nos tubos. A diferença, no entanto, é que a água é liberada para a tubulação por uma válvula operada eletricamente, conhecida como válvula de pré-ação. A operação da válvula é controlada por detecção independente de chamas, calor ou fumaça.

Dois eventos separados devem acontecer para iniciar a descarga do sprinkler. Primeiro, o sistema de detecção deve identificar um incêndio em desenvolvimento e depois abrir a válvula de pré-ação. Isso permite que a água flua para a tubulação do sistema, o que efetivamente cria um sistema de sprinklers de tubulação molhada. Segundo, os aspersores individuais devem ser liberados para permitir o fluxo de água para o fogo.

Pre Action in Elevator Technical Room - BERMAD Water Control Solutions

Sistemas de sprinklers por sistema de pré-ação por intertravamento duplo (double interlock)

Em alguns casos, o sistema de sprinklers contra incêndio de ação prévia pode ser configurado com um intertravamento duplo, no qual ar ou nitrogênio pressurizado é adicionado à tubulação do sistema. O objetivo desse recurso é duplo: primeiro monitorar a tubulação quanto a vazamentos e, segundo, reter a água da tubulação do sistema no caso de operação inadvertida do detector.

As vantagens do uso de sistemas de sprinklers contra incêndios de pré-ação incluem:

 

As desvantagens do uso de sistemas de sprinklers de incêndio pré-ação incluem:

 

▸ A dupla ação necessária para a liberação de água - A válvula de pré-ação deve operar por sinal de detecção e as cabeças de sprinklers devem se fundir (romper). Esse recurso fornece um nível adicional de proteção contra descarga inadvertida. Por essa razão, os sistemas de pré-ação são freqüentemente empregados em ambientes sensíveis à água, como cofres de arquivos, salas de armazenamento de belas artes, bibliotecas de livros raros, centros de computação e data centers.

▸Custos de instalação e manutenção mais altos - Os sistemas de pré-ação são mais complexos com vários componentes adicionais, especialmente um sistema de detecção de incêndio mias robusto. Isso aumenta o custo geral do sistema. Além disso, as modificações do sistema devem incorporar alterações no sistema de detecção e controle de incêndio para garantir a operação adequada.

▸Potencial redução da confiabilidade - O maior nível de complexidade associado aos sistemas de pré-ação cria uma chance maior de que algo não funcione quando necessário. A manutenção regular é essencial para garantir confiabilidade.

Existem ainda outros pontos a serem notados para instalação de um sistema pré ação aos quais devem ter tomadas precauções, por isso é importante ter em mente um bom projeto e planejamento para adequada instalação. Podemos projetar, fornecer e instalar todos os tipos de sistemas de combate à incêndio , inclusive sistemas de tubulação seca de pré-ação para minimizar qualquer risco ao seu patrimônio!